Pré-casamento - 7 problemas e soluções

separator
Como resolver problemas comuns no pré-casamento?
Como o casamento é uma das datas mais importantes na vida de uma pessoa, é completamente normal que principalmente a noiva queira que tudo saia do jeito em que sempre sonhou, porém, é comum que contratempos apareçam. Mas fique tranquila, há sempre um jeito de resolvê-los.

1- Ajuda financeira

Mesmo que sua família ou a de seu noivo – ou ambas – estejam lhes ajudando financeiramente com o casamento, é importante deixar claro que esta data é muito especial e são vocês quem darão a palavra final sobre todo o planejamento. É importante deixar claro o quanto ficam felizes em receber essa ajuda para que tudo saia perfeito, porém, é necessário deixar claros os limites e serem transparentes em relação às suas vontades e escolhas. Caso aconteçam atritos, sentem com os parentes e conversem antes mesmo de começar a planejar a cerimônia.

 

2- Discordar com a mãe de seu noivo

Você não vai querer bater de frente com sua futura sogra, mas também não vai mudar todo seu planejamento do casamento apenas para agradá-la, certo? Mas e se caso vocês tiverem opiniões distintas? É educado agradecê-la pela preocupação e toda ajuda com o planejamento – principalmente se ela estiver ajudando financeiramente – porém, é importante deixar claro que este dia é seu e de seu noivo e explicar como você gostaria que fosse a cerimônia. Caso a futura sogra seja difícil de lidar, a melhor coisa a se fazer é conversar com seu noivo para que ele fale com a mãe. Com certeza ele saberá lidar com ela com mais destreza.

 

3- Não convidar todas as pessoas de seu ciclo

Nem sempre é possível convidar a todos que conhecemos e convivemos. Até porque, muitos noivos optam por cerimônias mais íntimas. O que fazer quando não tem como convidar todos os colegas de trabalho ou até mesmo quando algum parente pede um convite extra para levar um acompanhante? É simples. Em todos os casos, converse tranquilamente com as pessoas e explique que vocês farão um casamento mais intimista, com parentes e amigos muito próximos, que tudo já fora minimamente planejado – como o espaço e o Buffet. Em alguns casos, vale realizar algum jantar ou reunião para comemorar com as pessoas que “ficaram de fora” da cerimônia.

 

4- Se me convidaram para o casamento, preciso convidar para o meu também?

(Google)
Esse item foi tratado no post sobre mitos de planejamento de casamentos, mas é sempre bom relembrar. É comum as pessoas pensarem dessa maneira. Mas não se esqueça de que o casamento não é uma troca de favores. Não é porque algum parente ou amigo a tenha convidado que você precise convidá-lo também. Faça sua lista de acordo com as pessoas mais queridas e que você realmente queira que esteja presente no grande dia. Não se esqueça de fazer a lista baseada no limite do orçamento planejado para o casamento.

 

5- Dinheiro ao invés de presentes

E se caso os noivos já morem juntos ou até mesmo já tenham tudo o que precisam para montar uma casa? E se o casal não precisa de móveis, panelas ou artigos de decoração? Fica indelicado pedir dinheiro? Então, para não ficar chato, existem algumas maneiras de fazer isso. Existem alguns sites voltados para arrecadação de dinheiro e outros, que de uma maneira mais sutil, criam uma lista simbólica de produtos com valores hipotéticos. Dessa maneira, cada pessoa pode escolher aquilo que gostaria de dar, porém, ao invés de receber o presente, o casal receberá o dinheiro. É importante deixar claro para seus convidados que a lista não é real.

 

6- Casamento fora da cidade dos noivos

Se o casal optar por realizar a cerimônia fora da cidade onde vivem, os noivos não precisam se preocupar com os gastos dos convidados em relação à hospedagem e passagem. Essa responsabilidade é unicamente dos convidados. De qualquer maneira, caso esteja ao alcance financeiro do casal, facilitar a logística dos convidados é sempre um gesto atencioso – mas lembre-se: convite está feito, comparecerá quem puder.

 

7- E se ao longo do tempo a noiva não se identificar com a Organizadora da Cerimônia?

(Google)

Às vezes esse tipo de problema pode aparecer, mas relaxe! Antes de tudo, marque uma reunião com a organizadora e explique para ela como se sente. Diga que acha que não estão em sintonia e que você gostaria de explicar melhor como quer que tudo saia no grande dia. O mais importante é que vocês estejam felizes. Com calma, tranquilidade e sinceridade, tudo flui.


***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** *****   ***** ***** ***** ***** *****
Está na sua vez de desabafar e ajudar as noivinhas de plantão. Já passou ou está passando por algum problema que não foi citado no post? Comente!
***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** ***** *****  ***** ***** ***** ***** *****